sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Conhecimento Histórico

Conhecimento Histórico
A história faz parte do campo de conhecimento das ciências humanas. Seu empenho principal está na reconstrução do passado. No seu trabalho o historiador utiliza fontes que podem ser: escritas, como documentos oficiais e particulares, cartas jornais, livros. Orais, como discos ou fitas gravadas; ou visuais, quadros, gravuras, fotos e filmes.

Na vida cotidiana deparamos com um sem-número de fontes para os mais diversos estudos de história. Por exemplo, para o pesquisador empenhado em descrever e explicar a sociedade brasileira da década de 1980 seriam materiais importantes: cadernos e contas de famílias de várias classes sociais; documentos mostrando o funcionamento de empresas; declarações de renda; decretos governamentais; panfletos sindicais e políticos, livros, revistas, jornais, fotos e filmes.

O estudo das fontes deve ser feita de forma crítica. Nem tudo que é dito pelos materiais coletados para a pesquisa é a expressão da verdade. Ao longo da história, governos, instituições e pessoas tendem a afirmar, como verdade, aquilo que muitas vezes é a expressão de seus interesses.

Essas mentiras podem deliberadas ou inconscientes. Cabe o historiador comparar, criticar, estudar fontes de variadas tendências, numa tentativa de reconstruir o que aconteceu de forma mais exata possível.

“A verdade na História tem um caráter diferente, em que o limite do que é aceitável ou não é dado pela pesquisa junto às fontes, pelo diálogo com os conceitos e por um trabalho analítico e de síntese, no sentido de construir uma explicação. Com certeza, esse tipo de verdade é mais móvel, mais passível de reavaliação, mas isso não quer dizer que não exista produção de conhecimento há História ou que o conhecimento produzido por essa disciplina não seja rigoroso. (...) afirmar que a verdade histórica possui um caráter diferente não significa dizer que ela não existe o que é arbitrária. A História não se confunde com uma opinião qualquer”.

O conhecimento produzido pelos historiadores é provisório (uma nova fonte, por exemplo, pode alterá-lo), descontínuo (já que um historiador não poderá estudar toda a história dos homens em todos os seus aspectos, no decorrer de todo o tempo), seletivo (uma vez que o historiador elege o seu problema e seu objeto) e limitado (porque conhecer é tarefa infinita), mas tudo isso não quer dizer que ele não seja verdadeiro.

De um lado estão as fontes e, de outro, as várias perguntas com as quais o historiador interroga essas fontes. O acontecimento, a própria história, surge deste diálogo entre a documentação e a pergunta feita pelo historiador.

O objeto do conhecimento histórico é aquilo que acontece, é o acontecido, perseguido pelas suas evidências e registros.

Cada historiador faz perguntas diferentes e procura selecionar o material que possa responder a essas perguntas. Isso não significa que a História, com “h” maiúsculo, seja a simples somatória das várias histórias escritas. Para se conhecer o passado dos homens não basta juntar tudo o que já foi dito sobre eles. É preciso compreender como cada aspecto da vida humana e dos universos sociais se relacionam uns com os outros”.

A historiografia, ou a história do estudo da história.

Durante muito tempo a preocupação dos historiadores era de estudar os grandes acontecimentos, fundamentados nas ações dos governantes e encadeados em ordem cronológica e o papel do historiador era o de descrever o que aconteceu na história.
Escrevia-se a história dos reis, príncipes, a vida dos heróis militares, suas batalhas e suas vitórias. Era uma história mais descritiva do que reflexiva.

Um momento importante foi o da historiografia marxista. O pensador Karl Marx tinha uma filosofia histórica peculiar, ele entendia que a história humana era movida pelos seus interesses econômicos.

Para os marxistas o conhecimento histórico é um elemento de transformação da sociedade. Eles dividiam a história pelos seus modos de produção. Por exemplo: no mundo antigo, existia o modo de produção escravista, depois sucedido pelo modo de produção feudal, seguido pelo capitalista, e assim por diante.

Uma nova tendência historiográfica é o que ficou conhecida como Nova História. Cansados da ênfase econômica imposta pelos marxistas os historiadores desta nova tendência, quiseram ampliar as fontes e o objeto de estudo da história.

O cotidiano encontrou sua relevância, a vida individual de cada pessoa passou a ser de interesse do historiador. Pensou-se na História das Mentalidades, História da Mulher, do Jovem, História da Vida Privada, História dos Cheiros e do Cotidiano.

Periodização histórica

Periodizar significa indicar períodos, demarcar o tempo histórico com marcos significativos.

Nas civilizações cristãs, convencionou-se que o marco inicial para a contagem do tempo histórico é o nascimento de Cristo. Assim, no calendário cristão, o ano 1 começa com o nascimento de Cristo. As datas anteriores ao nascimento levam a abreviatura a.C. e as datas posteriores d.C. .Nem todos os povos, porém, adotam o calendário cristão, como os muçulmanos e judeus.

Esta é ainda a periodização mais aceita:

Idade Antiga – do fim da pré-história (aparecimento da escrita) até o século V d.C (queda do Império Romano do Ocidente, em 476)

Idade Média – do final da Antiguidade até o século XV (queda de Constantinopla, em 1453)

Idade Moderna – do final da Idade Média até o final do século XVIII (Revolução Francesa, em 1789)

Idade Contemporânea – do final da Idade Moderna até os dias atuais.

Fonte: Projeto Araribá : História - Editora Moderna.


Nenhum comentário: